No último domingo (01/10) aconteceu a eleição para Conselho Tutelar aqui em Jataúba e, dessa feita, o que vimos foi uma preliminar às eleições do próximo ano.
Na cidade de Jataúba no Agreste Pernambuco, ficou claro que além da disputa entre os candidatos aos cargos de conselheiro Tutelar, a disputa entre os grupos políticos foi muito movimentada nos bastidores.
É claro que a eleição para Conselheiro Tutelar não deve misturar e ou envolver a política partidária, mas aqui em Jataúba na nossa terrinha, todo e qualquer disputa a política estar envolvida, direto ou indiretamente.
E domingo não poderia ser diferente: A politica partidária correu solta. De um lado, segundos os curiosos e sedentos por fazer política, alegavam que dos onze candidatos, nove receberiam votos dos simpatizantes do grupo de Situação; Os outros dois, do grupo da Oposição.
E desses dois, o grupo da Oposição se subdividiu em dois para elegê-los. Não conseguiu. Ou seja, do total, o grupo da Situação elegeu quatro conselheiros. portanto, a estratégia montada pela Oposição não surtiu o efeito esperado. E a pergunta que fica é: dentro do processo político quem saiu mais ferido nessa eleição?
Aqui pra gente e pra todos, vamos fazer cálculos, Foram 3.554, de votos válidos dados aos candidatos, Não temos os números dos votos nulos e brancos.
Os candidatos que receberam votos supostamente dos simpatizantes da terceira via: 2.741.
As duas candidatas que receberam votos supostamente dos simpatizantes do grupo da Oposição, entendendo uma possível e aparente junção entre o ex-prefeito Antônio de Roque e o atual vice-prefeito Mamão, obtiveram 813 votos.
Vamos para os cálculos; 2.741 situação - 813 oposição = 1.928 votos
Se formos também pra calculadora podemos fazer assim; 2.741 / 813 = 3.37, a cada 3 votos, 1 era da oposição.
Ainda, apesar da importância da eleição para Conselho Tutelar e, nesta, do envolvimento mais intenso dos políticos (segundo os politiqueiros) dos políticos com mandatos, menos de 25% dos eleitores do município compareceram para votar. Será que já não é hora de imaginar uma mudança de estrutura para realizar a eleição? Será que já não é hora de expandir a votação (urnas) para os distritos?
Repito: menos de 25% dos eleitores compareceram. Vamos repensar.
Lembrando que teve político de peso (Mandato) que andou no porta a porta, indo até mesmo na zona rural, mas seu respectivo candidato não se elegeu.
Portal de Mídia