Chegada de Edson Vieira na Alepe muda correlação de forças nas oposições em Santa Cruz do Capibaribe-PE

A Reunião Plenária desta segunda (25) foi marcada pelo retorno do deputado Edson Vieira (União). Após tomar posse, no início da tarde, o deputado discursou no Grande Expediente. O novo integrante da Alepe ocupa a vaga deixada pelo deputado Antonio Coelho (União Brasil), licenciado para assumir a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, na última sexta (22).

No discurso no Plenário, o novo parlamentar destacou a importância de discutir políticas e buscar recursos para a região onde fez sua carreira política. Vieira foi prefeito de Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional) entre 2013 e 2020. Antes disso, ocupou uma cadeira na Alepe entre os anos de 2007 e 2012.

O novo parlamentar recebeu também a saudação do líder do Governo, Izaías Régis (PSDB), o líder do seu partido, Romero Sales Filho (União), e o primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade). Os deputados João Paulo (PT), Lula Cabral (Solidariedade) e Sileno Guedes (PSB) também deram boas vindas a Edson Vieira em apartes a seu discurso.

Edson Vieira manifestou no seu discurso, ainda, elogios ao trabalho do deputado licenciado Antonio Coelho. “É uma grande responsabilidade assumir o mandato no lugar desse grande deputado estadual, que será um excelente secretário no Recife”, registrou.

A chegada de Edson Vieira à Alepe muda a correlação de forças nas oposições em Santa Cruz do Capibaribe, representadas pelos grupos Azul (comandado pelo deputado) e Verde (liderado por Allan Carneiro).

Na Câmara Municipal de Vereadores o grupo Azul é bem mais robusto que o Verde, tendo 7 dos 10 parlamentares oposicionistas. Já o grupo Verde se destaca por ter o comando do Legislativo local e o nome aparentemente mais competitivo para a disputa majoritária do ano que vem: Allan Carneiro.

A demora de Allan em se posicionar publicamente no xadrez político de 2024, aliada ao fortalecimento do grupo Azul, com Edson na Alepe, tende a dificultar a formação de uma aliança entre os dois grupos.

Hoje, os Verdes não abrem mão da cabeça da chapa. A mesma posição poderão ter os Azuis, no caso de pesquisas internas vierem a demonstrar um eventual enfraquecimento político de Allan Carneiro.

Enquanto isso, a cada dia torna-se mais real a possibilidade de uma candidatura a prefeito de José Augusto Maia. Na noite desta segunda (25), o filho do ex-deputado federal, o advogado Tallys Maia, confirmou, em entrevista ao Programa do Ernesto Maia, que o seu pai deverá, sim, ser candidato.

Tallys Maia colocou o seu próprio nome à disposição, quer seja para uma disputa proporcional, quer seja para comandar ou compor uma chapa majoritária em Santa Cruz do Capibaribe no próximo ano.


Jason Lagos