Lula e Bolsonaro devem alavancar Danilo Cabral e Anderson Ferreira na eleição


Após as visitas de Lula e Jair Bolsonaro a Pernambuco, quando circularam no estado ao lado dos seus respectivos candidatos, Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL), os aliados do socialista e do liberal dobraram a aposta na expectativa da vinculação nacional para alavancar a ida dos dois ao segundo turno, eles tem como obstáculo a postulação de Marília Arraes (SD) que vem per formando muito bem em todos os levantamentos, o que poderá obrigá-los a antecipar a polarização em busca do segundo turno.

Já existem levantamentos que apontam que o cruzamento de apoios fortalece tanto o PSB quanto o PL na disputa local, e está na tese da nacionalização a receita do sucesso tanto para Anderson quanto para Danilo de buscarem o segundo turno. Eles já perceberam que o eleitor pernambucano não desvencilhará a disputa estadual do processo nacional, como querem seus adversários, e utilizarão à exaustão a imagem dos dois maiores líderes políticos do país.

Na próxima semana será iniciada a campanha propriamente dita, quando as peças publicitárias já poderão estar nas ruas em busca do eleitor e no dia 26 se inicia o guia eleitoral, trunfo de Danilo Cabral para se fortalecer na disputa pela sucessão de Paulo Câmara. Os socialistas creem que a medida que a televisão começar a mostrar o projeto de Danilo vinculado a Lula, ele deverá repetir o desempenho de João Campos no Recife que dobrou suas intenções de voto. A diferença é que Danilo desta vez, diferente de João, poderá explorar sua relação com o petista, que é o maior eleitor do estado.

Os bolsonaristas também estão na mesma tese, e acreditam que Anderson e Gilson podem chegar a 80% dos votos obtidos pelo presidente no estado, e eles creem também que Bolsonaro poderá ter desempenho semelhante ou até mesmo melhor do que o obtido em 2018, o que poderá ajudar ambos a terem um resultado que coloque Anderson na segunda etapa e possibilite Gilson Machado a brigar de igual pra igual com Teresa Leitão pelo Senado.

Luciano Bivar – Candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados, Luciano Bivar (União Brasil) contará com o apoio dos prefeitos Raimundo Pimentel (Araripina), Josafá (São Caetano), Eduardo Honório (Goiana) e Flávio Gadêlha (Abreu e Lima). Todos os gestores serão coordenadores de suas respectivas regiões e estarão engajados no objetivo de garantir o terceiro mandato ao presidente nacional do União Brasil como deputado federal.

Pajeú – Nesta terça-feira, o Sertão do Pajeú será contemplado com o anúncio de novos investimentos do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água, desenvolvimento urbano e assistência social. Além das novas ações, também serão inauguradas obras no âmbito das estradas e da educação, como a do acesso ao distrito de Piedade, em Itapetim, e a inauguração do novo prédio da EREM José Severino de Araújo, em Brejinho. Nesse município, ainda haverá anúncio de intervenções nas cidades de Calumbi e Quixaba.

Aniversário – O governador Paulo Câmara foi bastante festejado pela passagem do seu aniversário de 50 anos, comemorados no dia de ontem.

Inocente quer saber – Quem chegará ao segundo turno estadual?

 

Edmar Lyra