Permanência do PP na Frente Popular será grande reforço para Danilo Cabral


Aliado de primeira hora do PSB desde 2006, o PP possui a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco com dez parlamentares, e tem significativos tempo de televisão e número de prefeitos espalhados por todo o estado. Presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte, o PP esteve muito próximo de sacramentar uma aliança com a pré-candidata do Solidariedade, Marília Arraes, porém nos últimos dias acontecimentos de bastidor teriam deixado a negociação voltar à estaca zero, o que aumentaram as chances de o partido permanecer na Frente Popular.

Caso se concretize a permanência do PP no conjunto de forças que sustentarão a candidatura de Danilo Cabral, será um importante reforço onde o ganho é dobrado, uma vez que o robusto tempo de televisão do partido não só fica com o postulante socialista como deixa de ir para a oposição, o que é um fato extremamente favorável para o PSB. Ainda há um bônus em curso, que seria a ida do PROS para a Frente Popular, que mesmo sendo uma legenda pequena, deixaria de contabilizar para Marília Arraes no tempo de televisão.

Em meio às baixas de André de Paula e Sebastião Oliveira, que foram de mala e cuia para o palanque de Marília Arraes, Danilo Cabral com a permanência do PP na sua coligação produziria um fato novo que seria estancar uma eventual sangria de perda de aliados. Mais do que isso, Danilo estaria consolidando a sua condição de postulante com o maior tempo de televisão da disputa com pouco mais de 40% do guia eleitoral, fator extremamente necessário para vencer a barreira do desconhecimento e construir uma postulação competitiva rumo ao segundo turno.

Artífice – O deputado federal Milton Coelho (PSB) foi o grande articulador do entendimento entre o governador Paulo Câmara e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Amigo de longas datas de Rodrigo, Milton atuou não só na visita de Pinheiro ao Palácio do Campo das Princesas como também na liberação de recursos para o São João de Caruaru, que culminou na visita do governador a Caruaru no último domingo.

Gustavo Matos – Após disputar a prefeitura de Camaragibe pelo MDB em 2020, Gustavo Matos filiou-se ao Republicanos para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados este ano. Ele ingressou na legenda pelas mãos do deputado federal e presidente estadual Silvio Costa Filho, cuja chapa pretende eleger entre três e quatro deputados federais.

Balanço – O pré-candidato a governador pelo PL, Anderson Ferreira, fez um balanço positivo da pré-campanha ao Palácio do Campo das Princesas. Até o presente momento, Anderson já percorreu quinze municípios pernambucanos e considera proveitosa a receptividade que a caravana Simbora Mudar Pernambuco, ao lado do pré-candidato a senador Gilson Machado, tem atingido em todas as regiões do estado.

Daniel Coelho – A pré-candidata à governadora Raquel Lyra (PSDB) tem sido aconselhada a colocar o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) como postulante ao Senado na sua chapa por ter forte densidade politica na região metropolitana.

Inocente quer saber – O PP ficará na Frente Popular ou ainda tem alguma chance de migrar para o palanque de Marília Arraes?