Em Jataúba-PE, Departamento de Vigilância em Saúde realizou testes para Leishmaniose em cachorros

 

As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico. Em vista da grande quantidade de cachorros de estimação, a Secretaria de Saúde promoveu, através do Departamento de Vigilância em Saúde, um mutirão de testagem para Leishmaniose na Academia das Cidades.

Inúmeros tutores levaram seus cachorros para realizar o teste, afim de identificar a possível presença de traços da doença, no entanto a diretora do departamento, Alexandra Martins, alerta que além do teste, é necessário que os tutores atendam a algumas normas de prevenção: "Medidas importantes são manter sempre limpas as áreas próximas às residências e os abrigos de animais domésticos; realizar podas periódicas nas árvores para que não se criem os ambientes sombreados; além de não acumular lixo orgânico, objetivando evitar a presença de mamíferos comensais próximos às residências, como marsupiais e roedores, que são prováveis fontes de infecção para os flebotomíneos."
Não há vacina contra as leishmanioses humanas. As medidas mais utilizadas para a prevenção e o combate da doença se baseiam no controle de vetores e dos reservatórios, proteção individual, diagnóstico precoce e tratamento dos doentes, manejo ambiental e educação em saúde. Cuide de seu amigo e garanta também sua própria saúde.



ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE